Vale (VALE3) corrige anomalia em barragem de Ouro Preto (MG)

Segundo a mineradora, a função de drenagem da barragem de Forquilha III foi restabelecida.

Author
Publicado em 12/04/2024 às 14:39h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 12/04/2024 às 14:39h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Barragem de Forquilha, em Ouro Preto (Feam/Divulgação)
Barragem de Forquilha, em Ouro Preto (Feam/Divulgação)

A Vale (VALE3) disse nesta sexta-feira (12) que reparou o problema identificado há cerca de um mês na barragem de Forquilha III, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais.

🛠️ A mineradora observou acúmulo de material sedimentado na saída de um dos dispositivos de drenagem da barragem no dia 15 de março. Agora, informou que as obras de correção da anomalia foram finalizadas.

Segundo a Vale, a função de drenagem do dispositivo foi restabelecida, conforme planejamento apresentado à auditoria e a autoridades que acompanhavam o problema, como o Ministério Público de Minas Gerais. "Representantes da ANM (Agência Nacional de Mineração) inspecionaram o dreno e certificaram a realização da operação", ressaltou.

A companhia disse ainda que "continuará monitorando a estrutura permanentemente, assim como a efetividade da solução implantada, e empreendendo todos os esforços para avançar na descaracterização e na redução do nível de emergência da barragem Forquilha III".

Leia também: Vale (VALE3) e governo estão perto de acordo sobre ferrovias, diz ministro

Barragem está inativa

⚠️ A barragem Forquilha III foi construída com o mesmo método da barragem que rompeu em Brumadinho, também em Minas Gerais, e está no mais alto nível (nível 3) de emergência desde 2019. Por isso, está inativa e faz parte do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale.

Este programa visa eliminar as 30 barragens desse tipo que eram mantidas pela mineradora. Até agora, 12 já foram eliminadas. Forquilha III é uma das 18 que ainda estão em processo de descaracterização.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 58,23

Variação (12M)

-7,11 % Logo Vale

Margem Líquida

23,19 %

DY

12.3%

P/L

5,42

P/VP

1,29